Existem no mercado diversos modelos de vestido de noiva, o que torna essa uma decisão ainda mais difícil para as mulheres. Porém, uma ótima dica para fazer a escolha certa é começar olhando para o próprio corpo, sabia?
Isso porque cada pessoa tem um biotipo, que influencia bastante nas características que desejamos destacar ou esconder no grande dia. E por isso, os vestidos também podem contribuir com essa tarefa, sempre valorizando o corpo feminino.
É claro que a noiva pode e deve buscar referências na internet ou revistas, mas é importante lembrar que nem toda roupa fica bem em todo mundo, o que é super normal!
Se um modelo que você viu em alguma foto acaba não te agradando tanto em você, não precisa ficar triste, viu? Provavelmente o formato da sua silhueta não é o mesmo da pessoa que estava usando na imagem.
Quer entender melhor quais são os tipos de corpo feminino e como isso influencia na escolha do seu modelo de vestido de noiva? Então continue lendo!
Qual a importância de identificar o biotipo?
Estudar e identificar os pontos fortes e fracos de cada formato de corpo faz toda a diferença na hora de escolher entre os modelos de vestido de noiva e encontrar a opção ideal.
Os decotes adequados, tecidos e caimentos ideais valorizam tudo aquilo que a noiva tem de melhor e ajudam a disfarçar o que a deixa desconfortável.
E por falar em conforto, essa é uma palavra de ordem! Serão horas de cerimônia e festa de casamento, é preciso se sentir leve com o vestido, livre para se movimentar e curtir o momento.
Escolher o modelo certo também é importante nesse sentido, para que você não fique com nada que te limite.
Quais são os tipos de corpo feminino?
Os principais tipos de corpo feminino são classificados em 5. Veja na imagem acima em qual você se enquadra melhor. Da esquerda para a direita: triângulo invertido, retangular, pêra (também conhecido como triângulo), ampulheta e maçã (também conhecido como oval)
Triângulo invertido
Esse biotipo é marcado por ombros e costas mais largas do que os quadris, que são mais estreitos. Em geral, essas mulheres costumam ter pernas mais finas, cintura pouco marcada e seios grandes, com a parte de cima mais destacada.
Retangular
O corpo retangular é aquele que tem proporções muito similares nos ombros e quadris, com uma cintura mais reta e pouco delineada. É uma silhueta mais reta, comum em mulheres altas, magras e com pernas longas.
Pêra
O formato pêra ou triangular é o contrário do triângulo invertido. Aqui, os quadris são mais largos do que os ombros e a cintura é fina. Esse é o biotipo mais comum entre as brasileiras, que costumam ter coxas grossas, bumbum grande e seios de pequenos a médios.
Ampulheta
O corpo ampulheta ou violão, como é mais conhecido, é o mais desejado entre as mulheres. Ele tem curvas bem definidas, com ombros e quadris na mesma proporção e combinados com uma cintura bem marcada. As mulheres com essa silhueta também costumam ter seios fartos e quadris largos.
Maçã
O corpo maçã ou oval é característico das mulheres mais cheinhas, que têm a cintura e a barriga como as maiores proporções da silhueta se comparadas aos ombros e quadris.
Quais são os modelos de vestido de noiva para cada tipo?
Como pudemos ver, cada biotipo tem suas características marcantes. Sendo assim, as roupas podem ser estrategicamente combinadas para que os pontos com menos destaque sejam mais valorizados se a mulher assim desejar.
No caso dos modelos de vestido de noiva, é possível fazer uma escolha que equilibre bem sua silhueta, harmonizando o visual e trazendo mais conforto e confiança para esse dia tão especial.
Vestido princesa
Esse é um modelo com a saia mais rodada e com bastante volume, indicado para quem quer disfarçar o quadril.
Ele é uma ótima opção para mulheres de biotipo triângulo invertido, que têm os ombros maiores e cintura pouco definida, ajustando proporcionalmente a silhueta e dando um charme todo especial.
Nesse caso, vale lembrar que a parte de cima de evitar os decotes ombro a ombro, que deixam as costas com a impressão de serem ainda mais largas.
O decote V profundo fica muito bem para disfarçar essa característica, principalmente se seus seios forem pequenos ou médios.
De forma geral, esse vestido cai bem para a maioria dos corpos femininos, só não sendo indicado para mulheres com o tronco retangular.
Vestido sereia
O vestido sereia fica incrível em mulheres com o corpo violão, estilo ampulheta. Isso porque ele é bem marcado, destacando as curvas femininas. Os modelos com corset também são uma ótima escolha, pois deixam a cintura bem delineada e sensual.
Vestido império
Esse modelo vai muito bem para noivas tipo maçã ou plus size. Ele é ideal para quem busca alongar o tronco, com uma saia que se inicia logo abaixo do busto. Combinado com renda, você pode optar por um decote tomara que caia em formato coração ou V.
Vestido evasé
O vestido evasé tem um formato em A, ou seja, ele tem um corte mais ajustado na altura da cintura e se abre ao longo do corpo.
Sendo assim, ele é uma ótima opção para as noivas com biotipo retangular, que não têm a cintura muito marcada. Ele também é uma boa pedida para mulheres com silhueta pêra ou maçã.
Vestido coluna
O vestido coluna tem um caimento mais suave, acompanhando a linha natural do corpo sem ser agarrado ou muito justo, descendo do quadril ao chão em linha reta.
Por essa razão, ele é um modelo mais minimalista, indicado para mulheres com biotipo ampulheta e que já apresentam curvas bem definidas. Além disso, ele fica especialmente bonito em mulheres altas e com pouco busto.
Conclusão
Mesmo selecionando o seu biotipo, ainda existem diversas opções de modelos incríveis para se escolher, com diferentes cortes, tecidos e detalhes.
Lembre-se de sempre prezar pelo seu conforto e gosto pessoal, sabendo que o mais importante é que você se sinta linda no seu grande dia.
Quer começar a procurar inspirações? Todos os modelos desse artigos são da La modelista. Confira todos os modelos disponíveis e escolha o seu!