Pesquisar

Vestido de noiva 2 em 1: dicas para escolher o modelo

vestido de noiva 2 em 1
Publicado em:

O vestido de noiva 2 em 1 é uma ótima alternativa para quem deseja ter mais de um look durante o casamento, mas sem ter que se preocupar com a troca de vestidos. 

A principal característica desse modelo é a facilidade de modificação. As transformações podem ser feitas através da retirada de uma cauda, manga, capa ou saia. 

Isso é possível porque o vestido de noiva 2 em 1 é confeccionado com peças removíveis, que podem ser tiradas ou adicionadas à peça principal.

Nesse texto, vamos te mostrar quais são as principais vantagens de optar por esse modelo e ainda vamos dar dicas de como escolher o seu. Vamos lá?

As vantagens do vestido de noiva 2 em 1

 

Cada noiva tem um jeito diferente e, consequentemente, um modelo de vestido que combina mais com sua personalidade.

Algumas sonham com um vestido de princesa da Disney, enquanto outras preferem um visual mais clean e sóbrio. Seja qual for seu estilo, o mais importante é que você se sinta linda no seu casamento. 

Além da beleza e do glamour, as noivas têm buscado vestidos que dão conforto para aproveitar a cerimônia, principalmente quando está marcada uma comemoração logo depois. 

Uma das opções para quem quer estar deslumbrante e confortável é o vestido 2 em 1. Além da comodidade, esse modelo tem outras vantagens, como veremos agora.

Conforto 

A grande maioria das noivas escolhe um vestido longo para o casamento. Dependendo do tecido e do corte, a roupa pode ficar desconfortável depois de algumas horas. 

O vestido 2 em 1 é uma alternativa muito procurada para quem quer um modelo volumoso, sem abrir mão da praticidade e da liberdade para curtir a festa. 

As partes removíveis dão bastante autonomia à noiva. Não vai ser preciso uma costureira de plantão no dia do casamento para ajustar seu look. 

Com uma pequena ajuda, que pode ser a mãe da noiva, cerimonialista ou até o próprio noivo, é possível mudar o vestido para a próxima etapa da comemoração. 

Dessa forma, o vestido fica menos quente e mais leve, fazendo com que a noiva possa aproveitar cada minuto com mais conforto. 

Além disso, o vestido de noiva 2 em 1 ocupa muito menos espaço no armário, caso você tenha comprado o vestido. As peças podem ser guardadas separadas e podem, inclusive, ser usadas em outras ocasiões, fazendo combinações com outras peças de roupa. 

Relação custo X benefício 

O vestido 2 em 1 não costuma ser mais barato que um modelo tradicional, mas muito provavelmente ele tem uma relação de custo- benefício melhor. Parece contraditório, mas a gente explica.

Os modelos com as peças removíveis, que também podem ser chamados de “transformers”, exigem uma organização diferente. 

Para confeccionar um vestido de noiva 2 em 1, é preciso combinar todas as peças de forma criativa, para que elas sempre fiquem bonitas, independente da combinação. 

Não faça o seu vestido 2 em 1 com uma costureira. Isso porque a chance da combinação não ficar como você imaginou é alta e daí você acaba decepcionada com o seu vestido do grande dia. 

As boas lojas de vestido de noiva (como a Internovias e a La Modelista) já possuem vestidos 2 em 1 prontos, que podem ser ajustados ao seu corpo, comprados ou alugados, sem chance de surpresas negativas.

Geralmente, o conjunto todo sai mais caro que um vestido tradicional, porém mais barato do que comprar dois trajes diferentes.

Além do mais, é muito mais prático tirar algumas peças para trocar o look do que tirar um vestido inteiro e colocar tudo de novo, não é mesmo?

O efeito surpresa

Já imaginou surpreender seus convidados no meio da festa ao aparecer com um vestido diferente? Eles iriam ficar de queixo caído!

Você pode usar e abusar da criatividade, sempre respeitando o seu estilo. Você pode, por exemplo, mudar de uma saia super volumosa para uma sereia, bem justa ao corpo.

Pode também apenas retirar a saia comprida e ficar com uma saia mais curta, sem alterar a parte de cima do vestido. 

Como já falamos anteriormente, o vestido de noiva 2 em 1 não necessita de muita ajuda para a troca de peças, e a noiva consegue fazer a transformação na hora que quiser.

Isso pode acontecer depois da igreja, antes da comemoração, no início ou no meio da festa, mas sempre antes de começar a sentir muito desconforto. 

Como escolher o seu modelo

Existem variações do vestido de noiva 2 em 1, e cada uma delas combina com um tipo de cerimônia e com a personalidade de cada noiva. 

Separamos, a seguir, 4 dicas para te ajudar a encontrar o modelo mais adequado para você usar no seu casamento.

Conheça os tipos de vestido 2 em 1

A remoção ou mudança de peças tem como objetivo ajudar a noiva a se sentir mais confortável. 

Uma das mudanças mais comuns de vestido de noiva 2 em 1 é o que transforma saias longas em uma versão mais curta. Porém, essa mudança não é mais tão bem vista, pois a noiva corre o risco de ficar com um vestido muito simples no seu grande.

Uma opção que não é tão comum mas tem ganhado adeptos é a retirada de mangas longas e capas, tornando o vestido longo mais “fresco” para a hora da festa.

Mas o modelo de vestido de noiva 2 em 1 que mais faz sucesso atualmente é a mudança no corte das saias. A noiva pode ter, por baixo da saia volumosa removível, uma outra saia sereia ou evasê, com menos tecido.

É possível, ainda, transformar um vestido em um macacão ou conjunto, ao trocar a saia por uma short ou uma calça. 

De qualquer maneira, também é importante lembrar que o vestido de noiva 2 em 1 pode funcionar muito bem ao acrescentar as peças, mas isso depende do estilo da comemoração.

Leve em conta estilo da sua cerimônia

Assim como na hora da escolha de um vestido tradicional, é preciso levar em conta o tipo de celebração que vai acontecer no seu casamento. 

Se a cerimônia for realizada durante o dia, o ideal é que os tecidos sejam mais leves. Em compensação, o casamento à noite já comporta vestidos mais volumosos e chamativos. 

No vestido de noiva 2 em 1, é preciso pensar em todas essas possibilidades. Vamos ver um exemplo?

Vamos supor que seu casamento na Igreja esteja marcado para as 17 horas e a festa começaria por volta de 19 horas. 

Não seria adequado um corpete muito brilhante no final da tarde, mas o brilho ficaria ótimo para a festa, já na parte da noite. Uma possibilidade seria acrescentar um tule bordado no corpete, depois da Igreja. 

Dessa forma, os dois looks ficam adequados para cada local e horário e, de quebra, você ainda surpreende seus convidados na festa.

Procure um modelo adequado ao tipo de corpo

Um dos maiores segredos para escolher o vestido perfeito é conhecer bem o formato do seu corpo e experimentar!

Sabemos que cada corpo é diferente, mas existem algumas dicas que podem ajudar. Se seu quadril for mais largo, por exemplo, o modelo de saia evasê é uma ótima escolha.

Já para as noivas com pouco quadril, um vestido sereia valorizaria mais seu corpo, sendo uma excelente opção para ser a saia do segundo look. 

Tanto os cortes quanto os tecidos devem ser levados em consideração na seleção de cada uma das peças do vestido de noiva 2 em 1. 

Pense nos acessórios

Os acessórios são parte importante do vestido. No vestido de noiva 2 em 1, é preciso lembrar que as jóias devem combinar com ambos os looks.

Isso também inclui os sapatos. Muitas noivas com vestidos volumosos optam por sapatos mais confortáveis, justamente porque eles não costumam aparecer. 

Mas, se você optar por transformar sua saia em uma versão mais curta, lembre-se de que o calçado irá aparecer, então é melhor caprichar!

Por último, nossa dica é que você faça também um ensaio pós-wedding, para aproveitar o seu vestido de noiva ainda mais e ter fotos mais descontraídas com o seu noivo. Clique aqui e saiba tudo sobre esse tipo de ensaio que tem ganhado cada vez mais adeptos. 

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.