Pesquisar

Convite de casamento: inspirações e dicas para escolher o seu

Publicado em:

O convite de casamento é o primeiro contato que os convidados terão com a cerimônia dos noivos, por isso ele é tão importante. Você certamente já recebeu um belíssimo convite de casamento e ficou ansiosa pelo grande dia, já querendo escolher seu vestido e marcar hora no salão.

Sabemos que a primeira impressão é a que fica, e é o convite de casamento que cria a ansiedade pelo tão esperado momento.

Depois que a lista de convidados está toda montada e a noiva já escolheu o vestido do grande dia (se você ainda não escolheu, clique aqui), começa a correria para escolher o modelo do convite de casamento. 

Nessa hora passa um milhão de questionamentos sobre como escolhê-los de forma a não fugir das personalidades dos noivos.

O ideal é que vocês decidam juntos alguns pontos:

Será clássico ou moderno? 

Divertido ou sério?

Ele terá detalhes (como flores) ou será mais clean?

Qual será o tamanho do convite? E o formato?

Qual será o detalhe do fechamento do envelope? 

Esses são alguns dos detalhes que podem compôr um convite de casamento. No artigo de hoje, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber (e conhecer!) sobre o convite de casamento perfeito! Vamos lá? 

Modelos de convite de casamento 

Hoje em dia já existem diversos tipos de modelos de convite de casamento que podem te interessar. Vamos começar te mostrando os mais tradicionais e terminar com os mais inusitados, ok?

Os convites mostrados neste conteúdo são da marca Papel e Estilo

Clássico

O modelo mais tradicional segue a linha clássica, com tons claros (branco, off white, nude, rose, etc.). É o modelo de convite de casamento mais comum de ser visto e nunca sai de moda.

Os convites clássicos podem ser bem caros ou podem ser o modelo mais barato que os noivos vão encontrar. Isso depende do nível de detalhes do convite

Terá relevo americano? Detalhes em hot stamping? Lacre de resina? 

Todos esses detalhes podem encarecer o convite escolhido. Considerando que a maioria dos convidados não guardará o convite como lembrança, muitos noivos com orçamento apertado optam por convites mais simples. 

Rústico

O convite de casamento rústico é o queridinho do momento, principalmente para os noivos que irão se casar ao ar livre, em um campo ou cachoeira.

Para que os convidados já entendam o “clima” do casamento, utiliza-se papéis artesanais, kraft, papel reciclado, detalhes em aquarela e até papel semente. 

Atualmente os convites ecológicos e inusitados são os que estão na moda, é sempre interessante e estimulante surpreender seus convidados e deixá-los com um gostinho de quero mais antes do grande dia!

Moderno

Os convites de acrílico se tornaram um verdadeiro sonho para os noivos mais modernos. 

Esse tipo de modelo de convite de casamento é consideravelmente mais caro que os demais. Por isso, talvez você nunca tenha recebido um convite desse tipo. 

Porém, é um convite que fala por si só. Ele é imponente, elegante e tira um verdadeiro “uau” da boca de cada convidado que o recebe. E aí, vale a pena o investimento?

Temático

Normalmente vemos convites mais temáticos quando o casamento é na praia, pois é possível utilizar elementos náuticos. 

Ao optar por esse tipo de convite de casamento, dose os elementos com sabedoria, para que não fique exagerado. É importante que o seu convite seja, primeiramente, elegante e de bom gosto. 

DIY (faça você mesmo)

Ultimamente vemos, também, um grande número de convites no estilo DIY (Do it yourself ou faça você mesmo), porém, cuidado!

Esse tipo de convite de casamento pode ser lindo no Pinterest, mas se você não tiver os materiais certos e muita habilidade manual, pode virar um desastre. 

De toda forma, só escolha fazer seus próprios convites se a sua cerimônia for mais simples e intimista.

Texto do convite

Depois de escolher a pegada do convite de casamento, vocês precisam escolher o texto e as cores do convite. 

Muitos casais preferem que o convite tenha as mesmas cores da decoração do casamento, mas isso não é regra. É possível usar elementos que lembrem as cores, desde que não fujam do tema.

Sobre o texto, muitos noivos se perguntam: “qual é a estrutura ideal?”. A resposta é: depende. Como praticamente tudo em um casamento, o “ideal” é o que se encaixa melhor no gosto pessoal dos noivos.

Mas fique tranquila. Vamos te ajudar a encontrar a estrutura ideal para você!

Quem está convidando?

O primeiro ponto é decidir se no convite estará escritos que os pais dos noivos convidam para a cerimônia ou que os noivos convidam para a cerimônia.

Os pais dos noivos convidarem é, na verdade, uma antiga tradição. Isso porque antigamente era comum que os pais arcassem com os custos do casamento.

Hoje em dia, porém, muitos são os casais que arcam com 100% dos custos do casamento e, nesse caso, eles querem ser os responsáveis pela lista de convidados e pelo convite oficial. 

Já é possível encontrar casais que optaram, inclusive, por não colocar os nomes dos pais no convite. Essa é uma escolha bastante pessoal.

Vale lembrar que, se seus pais são divorciados e já se casaram novamente, é de bom tom colocar também o nome do novo cônjuge. 

Em caso de pais falecidos, coloque (in memoriam) ao lado do nome, ou simplesmente, um pequeno coração. Se esse for o seu caso, sentimos muito. 

Qual nome vem primeiro?

Outra dúvida bastante comum na hora de escolher o texto do convite de casamento é escolher qual nome vem primeiro. 

Tradicionalmente, o nome da mulher vem primeiro e existem duas explicações para isso:

  1. Antigamente era comum que o pai da noiva arcasse com os custos do casamento, por isso, o nome da noiva era colocado em mais destaque nos convites;
  2. Também antigamente, era comum que o homem se casasse com a espada na mão direita (como símbolo de que iria proteger a mulher). Nesse caso, no altar, a mulher estava sempre do seu lado esquerdo. Por isso, o nome da mulher vinha primeiro, já que escrevemos da esquerda para a direita.

Porém, todas essas são tradições antigas, que já não fazem sentido no mundo atual. Por isso, hoje em dia, muitos casais escolhem a ordem dos nomes por ordem alfabética ou sonoridade

Por último, quando enviar o convite?

Não poderíamos finalizar esse texto sem falar sobre essa dúvida tão comum. E aí, quanto tempo antes do casamento deve-se enviar os convites? 

Para os convidados da mesma cidade da cerimônia, 45 dias antes já é o suficiente. Porém, se você tem convidados de fora, o ideal que eles sejam convidados de 2 a 3 meses antes do casamento, pois esses precisam se programar com mais antecedência e, inclusive, reservar um local para ficar. 

E onde encomendar convites de casamento?

Preparamos uma lista de fornecedores de convites de casamento daqui do Rio de Janeiro. Basta digitar os @ no Instagram para conhecer o trabalho de cada profissional:

  • @donaamelie
  • @estudiotipografico
  • @criscouto_design
  • @eilanigridesign
  • @papelalacarte
  • @kasadosconvites
  • @paparicodesign
  • @belosmomentos
  • @conviteslacosdecarinho
  • @celebrepapelaria
  • @convitesvilsom

Gostou das nossas dicas para escolher o seu convite de casamento ideal? Espero que sim! Não deixe de ler o nosso artigo sobre chá de lingerie e torne o seu um verdadeiro sucesso! 

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.