Pesquisar

Chá de lingerie: 7 dicas para organizar o seu e ser um sucesso

capa chá de lingerie
Publicado em:

Se você nunca ouviu falar do chá de lingerie, saiba que essa é uma das celebrações mais divertidas antes do casamento em si. Afinal, ter suas amigas mais íntimas juntas para uma festa privada, cheia de comidinhas gostosas, conversas picantes e muita risada é o máximo, não é?

Essa é, basicamente, a proposta do chá de lingerie, que começou a se popularizar aqui no Brasil nos anos 2000 e é bem mais divertido do que o chá de panela, por exemplo. 

Ficou animada e quer saber tudo sobre essa ideia? Então continue lendo que aqui você vai conferir dicas preciosas de como preparar a sua festa e garantir que ela seja incrível!

Como funciona o chá de lingerie?

O chá de lingerie funciona como uma preparação da noiva para a noite de núpcias e toda a lua de mel. As convidadas devem presentear a noiva com itens que a deixem ainda mais encantadora e fatal para a grande noite — sendo lingerie o principal presente, é claro!

Mas não é só isso! As convidadas também podem levar itens úteis e relacionados, como organizadores de gavetas de lingerie, robes, pijamas, camisolas, biquínis, necessaires, pantufas, sais e espuma de banho e até jogos eróticos.

Como organizar o meu?

O chá de lingerie é uma ótima oportunidade para interagir com as madrinhas, amigas e mulheres da família. Mas, para que ele seja realmente um evento divertido e proveitoso, é preciso se planejar e organizar tudo com cuidado.

Essa responsabilidade pode ser de uma amiga, madrinha ou até da própria noiva, se ela preferir. O mais importante é que seja um momento de descontração para a futura esposa, em que ela possa rir e se esquecer de toda a tensão dos preparativos do casamento, como escolha do vestido de noiva e da decoração. Vejamos as dicas:

1. Faça a lista de convidadas com cuidado

O primeiro ponto a se pensar com cuidado para que outras questões da festa também possam ser decididas é a lista de convidadas. 

Pensando no chá de lingerie como um momento mais íntimo, em que a ideia é conversar sobre assuntos ousados e trocar experiências, é recomendado que a noiva convide as mulheres com quem ela se sente confortável para falar sobre esses assuntos. 

Sendo um círculo de pessoas mais próximas, o risco de alguém ficar sem graça e acabar não participando da festa é menor. 

Mães, tias e avós da noiva também podem ser convidadas, desde que ela não vá ficar desconfortável com isso ou se a vontade dela seja de fazer uma reunião mais leve e sem muitas conversas escandalosas.

2. Escolha um local confortável

O ambiente do chá de lingerie deve ser aconchegante e confortável. Pode ser um salão de festas menor, uma suíte de hotel ou em um estabelecimento próprio para esse evento mais íntimo e sensual, como os que algumas lojas fornecem.

Se a noiva não for tão tímida, vale apostar em um iate ou cobertura. Já para as mais reservadas, uma casa de campo é uma ótima escolha. Vai do estilo de cada uma e do que fica melhor para as convidadas também.

3. Faça uma lista de presentes

Como mencionei antes, lingeries não são o único presente possível para esse evento entre amigas. Por isso, para evitar repetições ou erros, o ideal é fazer uma lista para as convidadas, seguindo a mesma ideia da lista de casamento.

É importante que a noiva indique sua numeração e medidas, assim como suas preferências de presente e em quais lojas as convidadas podem encontrá-las. Escolha lojas com boa localização e de fácil acesso, com uma boa política de troca caso alguma peça não sirva.

4. Prepare um cardápio divertido

Uma boa conversa entre amigas pede comidinhas gostosas para acompanhar, certo? Por isso, deixe a criatividade fluir e escolha um cardápio interessante

Não precisa ser nada muito elaborado! Salgadinhos, mini sanduíches, saladinhas, tortas, docinhos, cupcakes… Essas são guloseimas simples que já fazem a festa. Você também pode pedir para as convidadas contribuírem com alguma receita especial para deixar tudo ainda mais divertido.

Para beber, além das opções tradicionais e sem álcool, uma boa dica é contratar uma bartender para fazer drinks coloridos durante a festa e deixar todo mundo no clima.

5. Capriche na decoração

A decoração é outro momento perfeito para deixar a imaginação solta e pensar em temas legais para a festa. Pode ser uma pegada mais romântica, sexy ou até mesmo inspirada em filmes!

Caso não queira fazer com nenhum tema específico, apenas não se esqueça de selecionar uma paleta de cores para combinar enfeites de mesa, lembrancinhas e balões, por exemplo.

6. Faça uma programação com brincadeiras

A animação do chá de lingerie fica muito por conta das brincadeiras que serão feitas entre as participantes. 

O ideal é escolher uma pessoa que ficará responsável por assumir essa parte, de preferência alguma convidada extrovertida e que goste de falar. Sabe aquela sua amiga mais animada e engraçada? Ela com certeza será a escolha perfeita!

Pense em uma pessoa que, acima de tudo, te conhece bem e sabe que tipo de comportamento ou ideia você não aprovaria. Feito isso, basta pensar em joguinhos divertidos e que todas possam participar. 

Algumas opções de brincadeiras perfeitas para o chá de lingerie são: 

  • De quem é essa calcinha?
  • Ping pong de sutiã
  • Sexy bingo
  • O que tem na bolsa?
  • Mímica

7. Pense nas lembrancinhas

As lembrancinhas são uma ótima maneira de agradecer as convidadas pela presença e pela diversão. Por isso, não precisa ser nada extravagante e, por ser um evento só para mulheres, existem várias opções femininas, delicadas e que agradam a todos os gostos.

Algumas ótimas opções são:

  • Batom ou hidratante labial;
  • Esmaltes;
  • Bolachas decoradas;
  • Sachê perfumado (para gavetas e armários);
  • Copos/Squeeze personalizados;
  • Camisetas personalizadas para usar com as amigas durante a festa;
  • Mini kit de beleza;
  • Mini kit de higiene;
  • Necessaire;
  • Espelho portátil;
  • Mini hidratantes para o corpo.

Gostou dessas dicas de como organizar um chá de lingerie? Outra super tendência tem sido o chá de relógio! Saiba mais sobre essa celebração também super divertida clicando aqui.

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.