Tipos de véus de noiva e o que o diferencia da mantilha

Vestido de Noiva LaMo 0135
Publicado em:

O véu é um dos acessórios mais tradicionais para compor o look do casamento. Para escolher o modelo perfeito, é preciso conhecer os tipos de véus de noiva e saber como combiná-lo com o vestido. 

Vamos mostrar, a partir de agora, as melhores opções de véu para cada estilo de noiva. Lembrando que na La Modelista e na Internovias você pode agendar uma consultoria personalizada.  

Mantilha, grinalda ou véu?

É muito comum as pessoas confundirem essas nomenclaturas. Todas são muito ligadas ao casamento, mas existem algumas diferenças entre esses acessórios. 

As matilhas são acessórios que tiveram origem na Espanha. Elas se diferem de outros tipos de véus de noiva pela maneira como é presa na cabeça, mais próxima ao rosto

Além disso, a mantilha geralmente é feita com tecidos mais pesados, contando com bordados mais evidentes em todas as extremidades e até mesmo apliques com pedrarias. 

Elas se adequam a estilos variados, podendo ser longas ou curtas, usadas com cabelo preso ou solto, e, em muitos casos, elas são presas às grinaldas.  

As grinaldas também são bastante tradicionais e já vêm sendo usadas em casamentos há séculos.  

Esses enfeites no cabelo da noiva são escolhidos de acordo com o vestido e com os outros acessórios. Nos casamentos rústicos, por exemplo, eles costumam acompanhar coroa de flores ou tiara. 

Já o véu, além de transmitir elegância, traz outros significados importantes. O acessório é ligado à ideia de inocência e virtude, com toques bastante angelicais. 

Essa imagem de pureza é relacionada a figuras sagradas, como a Virgem Maria, mãe de Jesus. 

Apesar da simbologia forte, existem outras razões pelas quais as noivas começaram a usar o véu. Há diferentes versões sobre quando o véu passou a ser utilizado. 

Sabe-se que na Grécia antiga ele era usado como forma de proteção contra o mau olhado. Os antigos romanos também acreditavam que o pano protegeria a noiva contra os espíritos malignos que tentassem arruinar o casamento. 

Na Idade Média, o véu passou a representar nobreza. Quanto maior o véu, maior a riqueza. Hoje, o pensamento já não é mais o mesmo, mas não dá para negar que ainda é passa uma ideia super luxuosa, né? 

Os tipos de véus de noiva 

Os véus são acessórios muito importantes na composição do casamento. Para harmonizar o look completo, é preciso entender as diferenças entre cada um dos tipos de véus de noiva.

O véu em tamanho curto conquistou a moda nos anos de 1980, mas seu uso é bastante controverso entre estilistas e, atualmente, não é tão usado.   

Hoje, praticamente todos os tipos de véus de noiva são mais compridos que a calda do vestido. Entretanto, alguns são mais longos que os outros, e seus tecidos também podem ser diferentes, como vamos mostrar agora:

Voilletes

Por serem curtos, os voilettes são tipos de véus de noiva menos comuns em relação aos que mostramos anteriormente, mas isso não quer dizer que eles sejam menos charmosos. 

Eles são feitos com tramas bem pequenas, lembrando uma rede. A maioria das noivas utiliza o voillete cobrindo parte do rosto, dando um tom vintage e elegante para a produção.

O tecido possui orifícios maiores do que os presentes no tule, e a composição costuma cobrir até os olhos ou na altura do queixo.

Ponta de dedo

O ponta de dedo é um dos tipos de véus de noiva que conquistou o seu nome por conta do seu comprimento. Portanto, ele é de tamanho médio e chega até a altura da ponta dos dedos das mãos da noiva.

Ele ganhou popularidade entre os anos de 1940 e 1950 e, hoje, é utilizado junto com vestidos midi ou curtos, em cerimônias mais informais.

O véu ponta de dedo mede cerca de 90 centímetros de comprimento, e muitas noivas optam pelo modelo por proporcionar mobilidade e conforto. 

Capela

O véu capela é longo e mais formal, sendo muito utilizado com vestidos com cauda ou no estilo sereia. Seu comprimento médio é de 2 metros. 

Os tecidos podem variar, mas, assim como na maioria dos véus, o véu capela é composto por materiais nobres que harmonizam com os materiais do vestido. 

Catedral

As catedrais geralmente são lugares grandes, não é mesmo? O véu catedral é baseado nessa ideia de grandeza. Ele é bastante longo, podendo chegar a até 6 metros!  

Ele fica muito bonito nos casamentos no estilo mais clássico e nas cerimônias religiosas, funcionando muito bem com vestidos princesa.  

Como escolher o modelo perfeito de véu

São muitas as opções de tecidos e tamanhos de véu. Para escolher o mais adequado, vamos dar algumas dicas, de acordo com as seguintes características: 

Modelo do vestido

Assim como todas as outras partes da composição do look, a escolha dos tipos de véus de noiva deve ser baseada no modelo do vestido, no local e no horário da cerimônia

Nos casamentos ao ar livre, com vestidos com decotes grandes nas costas, o véu deve ser mais fino, para não “tampar” o detalhe das costas. 

Os vestidos com cauda ou saia mais ampla pedem véus menos volumosos, para não atrapalhar na hora de caminhar ao altar e não deixar o visual muito carregado.

Em modelos mais clean, vale a pena investir em um véu mais comprido e com aplicações, que podem ser rendas, pérolas ou outras pedrarias. 

No caso dos vestidos com texturas ou tecidos como a renda, prefira o acessório mais liso. O ideal é não tampar os detalhes que deveriam ser as partes mais chamativas do vestido. A mesma dica vale para os acessórios e joias de família. 

Tipo de acessório

Se você tem alguma coroa ou presilha específica que queira usar, verifique se o véu não tampará o prendedor ou, ao contrário, se o detalhe não vai danificar o véu.

Ainda pensando nas lembranças familiares, é importante tomar cuidado caso você queira usar o véu que foi da sua mãe ou da sua avó. 

Com o tempo, alguns tecidos desbotam, o que pode afetar a cor original. Por isso, não se esqueça de levar o véu na hora de experimentar o vestido. 

Estilo de penteado

Outro detalhe que deve ser levado em conta na hora de procurar os tipos de véus de noiva é o tipo de penteado da noiva. 

Os coques ganham bastante destaque se o véu for preso por baixo dele. Caso a noiva decida retirá-lo na festa, é importante pedir ajuda para não desmanchá-lo. 

Se os penteados forem mais elaborados, é preciso tomar cuidado para que o véu não tampe ou danifique a produção, ou seja, penteados mais elaborados pedem véus mais simples.

No entanto, se sua ideia é usar o cabelo solto, sem grandes produções, pode caprichar na mantilha bordada.  

De qual dos tipos de véus de noiva você mais gostou? Se quiser incrementar ainda mais sua produção, confira a nova coleção de grinaldas da Internovias clicando aqui.

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.