Como escrever seus votos de casamento: do tradicional ao inusitado

Publicado em:

As cerimônias de casamento são sempre emocionantes. Na hora das juras de amor é até difícil controlar as lágrimas! Mas como escrever os votos de casamento? 

Falar da pessoa amada nem sempre é tarefa fácil, ainda mais quando você está diante dos seus convidados. Mas a produção do texto do casamento é um processo bastante prazeroso. 

Cada casal vai buscar um estilo que reflita o jeitinho do noivo e da noiva. Enquanto alguns gostam dos votos tradicionais na hora do “sim”, outros buscam algo mais personalizado. 

Pensando nessas diferenças e nas infinitas possibilidades na hora da escrita, preparamos algumas dicas de como escrever votos de casamento. 

Boa leitura!

A importância dos votos de casamento

Para saber como escrever votos de casamento é preciso, antes de tudo, saber o que eles são e por que são tão significativos na hora da cerimônia. 

Além de ser uma tradição muito antiga, os votos dão um sentido muito bonito às palavras. Eles são uma espécie de promessa e um pacto feito entre os noivos. 

Esse juramento é diferente daquele firmado em cartório. Enquanto o casamento civil formaliza questões burocráticas, o voto do casamento é sobre compromissos sentimentais

Durante essa fala, o casal vai selar, em palavras, o amor e os planos futuros. Nesse momento, também é comum fazer declarações e reviver a história que fez com que eles chegassem até o altar. 

Existem algumas formas de proferir os votos. Nas cerimônias religiosas, eles são escritos por celebrantes e repetidos pelo casal, frase por frase, trocando apenas o nome dos noivos. 

O texto personalizado, que tem se tornado cada vez mais popular, deixa os noivos mais livres para escreverem suas próprias ideias. 

Pode ser, também, que o casal tenha uma pessoa próxima que tenha o dom das palavras. Nesse caso, é super válido pedir uma ajudinha a ela. 

Independentemente da maneira que for escolhida, o discurso é uma das horas mais emocionantes de toda a cerimônia e que vai ficar marcada para sempre na memória de todos os que estiverem presentes. 

O voto de casamento tradicional

Os votos já fazem parte das tradições de casamento há muitos e muitos anos. Estima-se que eles surgiram no ano de 1542, na Inglaterra. 

Na época, a igreja católica disponibilizava alguns modelos de votos escritos, para que fossem falados pelos celebrantes e repetidos pelo noivo e pela noiva. 

Nos textos, a mensagem principal girava em torno da fidelidade, da honra e do respeito, pontos que até hoje são essenciais em um casamento. 

De lá para cá, houve diversas mudanças na sociedade. Hoje, muitos casais já moram juntos antes de casar e outros já têm filhos de relacionamentos anteriores. 

Mas uma coisa não mudou: a felicidade de celebrar o amor ao lado de pessoas queridas. Alguns dos modelos mais antigos ainda servem de inspiração nos casamentos atuais. 

Para as noivas, os votos tradicionais costumam ser ditos da seguinte forma:

 

Eu (nome da noiva) te recebo, (nome do noivo), como meu legítima esposo,

Prometo ser fiel,

Amar-te e respeitar-te

Na alegria e na tristeza,

Na saúde e na doença,

Na riqueza e na pobreza,

Por todos os dias da nossa vida

Até que a morte nos separe”

 

No caso dos noivos, o texto é o mesmo, só muda o nome da esposa. É comum que esse momento seja acompanhado por uma música de fundo bem suave ao fundo. 

Dicas de como escrever votos de casamento personalizados

A personalização dos votos tem sido cada vez mais comum nos casamentos. Além de sair do tradicional, ainda é possível contar um pouco mais da história do casal

Mas antes de começar a escrever os votos personalizados, é muito importante00confirmar se o local onde será realizado o casamento permite esse tipo de prática.

Como já mostramos anteriormente, algumas igrejas possuem regras mais rígidas em relação aos textos, e os celebrantes são autorizados a utilizar apenas os modelos tradicionais. 

Depois de confirmar a possibilidade de escrever votos personalizados, preste atenção nas dicas: 

Converse com seu parceiro

O formato do texto deve combinar com o estilo do casal. Por isso, é preciso ter certeza de que tanto o noivo quanto a noiva se sentem bem escrevendo os votos. 

Para que o momento do discurso seja especial e divertido, converse abertamente com seu amor e veja se ele também curte a ideia de escrever sobre a história de vocês. 

É interessante, também, que vocês pensem no tom que será dado ao discurso. Se o casal for mais extrovertido, por exemplo, dá para fazer um texto contando momentos mais engraçados. 

Mas não é para espiar o que o outro está escrevendo não, viu? É só para definir se vocês vão fazer versões mais intimistas, românticas ou divertidas.

Relembre os momentos mais marcantes 

A melhor dica que podemos dar sobre como escrever seus votos de casamento é: siga seu coração. Ele vai te levar a memórias afetivas muito especiais. 

São essas lembranças que farão seu discurso ser único e emocionante. Não fique com medo de escrever sobre algo que você acha que seu noivo também vá dizer. 

Mesmo que vocês relembrem o mesmo momento, vocês vão falar sobre pontos de vista diferentes, com os sentimentos e percepções de cada um. 

Mas vale lembrar que esses votos serão lidos em voz alta para todos os convidados, então tenha cuidado para não contar nada que cause algum tipo de constrangimento. 

Cuidado para não se alongar demais 

Agora você já sabe como escrever votos de casamento e, com certeza, vai fazer um lindo discurso. A gente sabe que a empolgação é grande, mas é preciso prestar atenção no tamanho do texto. 

Os votos, geralmente, são bastante profundos, mas isso não quer dizer que tenham que ser extensos. Combine com seu noivo um tempo médio de duração para esse momento.

Lembrem-se de que os dois devem ter seu espaço para fala. Se precisarem de ajuda com esse controle, peçam ajuda ao celebrante. 

Treine bastante 

Se a gente já costuma treinar para uma apresentação de trabalho na escola, por que não iríamos ensaiar os votos de casamento?

Depois de estipular o tempo de fala de cada um, ensaie na frente do espelho, de preferência com um cronômetro para ajudar a controlar o tempo. 

Na hora de falar os votos no casamento, é normal bater aquele nervosismo. Afinal, é um dia muito especial e falar da pessoa amada sempre mexe com o nosso coração. 

Por isso, mesmo que você tenha uma memória de elefante, leve um papel com o texto para o casamento. Caso você esqueça de algum detalhe, pode recorrer a ele e retomar de onde parou. 

Não fique preocupado em não chorar ou em ter que falar tudo sem fazer pausas. Apesar da tensão, é preciso curtir o momento!  

Se você gostou deste texto sobre como escrever votos de casamento acompanhe as Dicas da Lili. Leia também o conteúdo sobre tipos de véus de noiva.

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.