Pesquisar

Casamento clássico: um sonho que nunca sai de moda

Publicado em:

Vestidos elegantes, decoração romântica e ambiente sofisticado são apenas algumas das características do casamento clássico. 

O estilo clássico é atemporal. A moda nupcial vai se reinventando a cada ano, mas os pontos principais do casamento tradicional conseguiram acompanhar essa trajetória e manter seu sucesso. 

Muitas pessoas pensam que o casamento clássico é mais sério e formal, mas, no texto de hoje, vamos mostrar que eles podem ser realizados do jeitinho que os noivos quiserem.

Confira, a seguir, as especificidades do casamento clássico e o que você pode fazer para que ele aconteça da forma como você sonhou.

Cerimônia

Na maioria das vezes, a celebração do casamento clássico é dividida em duas partes: missa ou culto na igreja e festa em um salão de eventos ou um local espaçoso. 

Como mencionamos logo nas primeiras linhas, os ambientes desse estilo de cerimônia são mais sofisticados, com lugares maiores e decoração bem caprichada. 

Vale ressaltar que capricho não quer dizer exagero, viu? Muito pelo contrário! É fundamental ter equilíbrio em todos os pontos do casamento clássico. 

Para o casamento na igreja, é importante pensar em detalhes que parecem simples, mas que fazem toda a diferença. Os noivos devem escolher se querem ou não usar um tapete vermelho para caminhar até o altar e devem definir onde ficarão os arranjos de flores. 

Além da decoração e da disposição dos espaços, o casal não pode esquecer de escolher as músicas que serão tocadas durante a cerimônia religiosa. 

Em relação à festa, a maioria acontece em salões, mas isso não quer dizer que ela não possa acontecer em outro local. Com as devidas adequações, é possível realizá-la em fazendas, sítios ou locais abertos e arborizados. 

O mais importante é que a ideia do casamento clássico esteja presente em todos os detalhes e que essa mensagem seja passada de forma clara. 

Decoração 

A principal característica da decoração do casamento clássico é o romantismo. E, vamos combinar, não tem nada mais romântico do que as flores, né?

Para os arranjos, as rosas dão um toque super delicado. As rosas vermelhas são bem tradicionais, mas na cerimônia dá para optar por tons mais claros, como branco, amarelo ou rosa claro. 

Se o casal tiver definido alguma paleta de cores para o vestido das madrinhas e a gravata dos padrinhos, é interessante combinar os tons. 

A mesma sugestão deve ser seguida para os jarros de flor utilizados para decorar a mesa dos convidados. 

As cores suaves combinam melhor com as mobílias, permitindo que sejam incluídos outros objetos, sem deixar o ambiente pesado.  

Uma dica é tomar como base a cor branca. Dessa forma, é possível mesclar as cores e suavizar os tons mais escuros. 

Nas mesas dos convidados e do buffet, a presença das pratarias e porcelanas finas dá um toque muito especial, combinando com a ideia da elegância. 

Os espelhos também podem ser utilizados para aumentar a perspectiva de espaço e, de quebra, ainda garantir efeitos lindos para as fotos. 

Para a iluminação, geralmente, são utilizados lustres luxuosos nas áreas comuns do salão. Sob as mesas, podem ser colocadas ornamentação com velas, castiçais e itens de cristal. 

Outro item que não pode faltar na decoração do casamento clássico é um bolo grande, de preferência com dois ou mais andares. 

Ele deve ficar na mesa de doces, que deve ser atraente e, claro, com muitos bombons e docinhos gostosos. 

Convites

O primeiro contato que os convidados têm com o casamento é o convite e, por isso, ele deve transmitir a ideia principal da festa. 

No casamento clássico, as cores do convite devem ser claras, de preferência em tons de branco, nude ou off white. 

O modelo do convite não precisa ser, necessariamente, formal, mas são usadas composições mais sóbrias. A caligrafia do envelope, onde estarão escritos os nomes dos convidados, deve ser personalizada em letras cursivas

Para complementar os detalhes do convite, podem ser impressos detalhes que remetam à decoração do casamento, como flores secas ou fitas de cetim na paleta de cores. 

O ideal é que os convites sejam entregues de 2 a 3 meses antes, se os convidados forem de fora, e 45 dias, se a maioria residir na mesma cidade onde será realizado o casamento. 

Traje do noivo

A roupa do noivo no casamento clássico segue o estilo tradicional, com terno, gravata e sapato social. Alguns ainda gostam de usar coletes por baixo do paletó, que também compõe um visual bem bonito. 

As cores do traje costumam ser mais fechadas, como preto, azul marinho e cinza. Não é indicado usar ternos brancos, marrons ou coloridos, pois destoam da proposta do casamento clássico. 

Os tons mais claros remetem a casamentos mais informais, como os realizados na praia ou no campo. 

Vestido de noiva no casamento clássico

O vestido princesa nunca sai de moda. Ele é aquele estilo que tem a saia volumosa, feita com bastante tecido e a cintura bem marcada. 

Vestido La Modelista

Vestido Internovias

A parte de cima pode ser um corpete ou um corte mais aderente. Além de contar com muitas possibilidades, o vestido princesa valoriza muito a beleza da noiva. 

Ele possui modelos que vão desde os mais clean até os mais brilhantes, se ajustando a diferentes formatos de corpo e distintas personalidades. 

Os cortes são dignos de filme de princesa, e os tecidos são escolhidos a dedo para fazer uma composição perfeita. 

Todos os vestidos da coleção da La Modelista foram feitos com tecidos nobres, utilizados em confecções de alta costura. 

Um dos materiais mais cobiçados no casamento clássico é a renda. Além de delicada e romântica, ela é super versátil, combinando com todos os estilos e personalidades. 

Vestido La Modelista

As rendas mais tradicionais são as do tipo Guipure, Chantilly e Richelieu. Para as noivas que vão se casar no período da noite, as rendas podem ser combinadas com cetim ou tule. 

Se você chegou até aqui e percebeu que o melhor estilo para você é o casamento clássico, não deixe de conferir o conteúdo sobre os vestidos de noiva das princesas da Disney. Você vai se encantar!

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.