Os cintos para vestido de noiva estão entre os acessórios mais cobiçados para os looks de casamento em 2021. Sabendo desse sucesso, preparamos um texto especialmente para falar desse acessório.
A partir de agora, você vai conferir uma lista com 6 dicas de ouro para colocar em prática antes de bater o martelo e definir qual cinto você vai usar no seu casamento.
Vamos mostrar como valorizar sua beleza com combinações harmônicas e elegantes. Continue lendo o texto para ficar mais segura na hora de fazer sua escolha.
Veja os materiais dos cintos para vestido de noiva
Existem muitas opções de cintos para vestido de noiva e, antes de escolher um modelo para você, é importante saber as principais diferenças entre eles.
Tanto os cintos quanto as faixas podem ser encontrados em diversos materiais e espessuras, desde os mais simples até os mais chamativos e bordados.
Os modelos podem ser do mesmo tecido do vestido ou de texturas diferentes, como metal, renda ou bordado e pedrarias.
Fique atenta ao material do acessório, para que ele não destoe do resto da produção. No caso dos cintos com aplicações, ainda é preciso ficar atenta à textura.
Miçangas, strass e pedras podem agarrar no vestido e danificar o tecido. No caso dos vestidos de renda e tule, a atenção deve ser redobrada para que o look esteja perfeito do início ao fim.
Tenha em mente o modelo do seu vestido
O modelo, o corte e o tecido do vestido são essenciais para definir qualquer acessório, e isso também inclui os cintos. É importante que o look seja harmônico, dentro da intenção de cada noiva.
A maioria das noivas prefere usar o cinto apenas como um complemento, e não como uma das partes mais chamativas do vestido. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados.
Se os tecidos já forem naturalmente mais brilhantes, como o cetim, o ideal é que o cinto seja mais discreto, para não deixar o visual pesado.
Da mesma forma, os modelos mais volumosos, como o corte princesa, pedem um acessório com poucas pedrarias e brilhos.
É por isso que só depois de pensar no modelo para vestido de noiva é que você vai poder ter certeza de que o cinto realmente vai combinar com o estilo que você escolheu.
Esse acessório fica lindo em vestidos minimalistas, vintage, boho, evasê, mas é indispensável experimentar o cinto com a roupa do casamento antes de tomar sua decisão final, como veremos daqui a pouco.
Busque valorizar sua silhueta
Os cintos para vestido de noiva dão ainda mais destaque a sua silhueta, modelando a cintura em maior ou menor proporção, dependendo do tipo de cinto que você escolher.
O acessório pode ser um ótimo aliado para valorizar seu corpo, acentuando ainda mais suas curvas. Para que isso aconteça, é necessário pensar no modelo de acordo com o seu corpo.
É muito importante saber qual é o seu biotipo, pois ele influencia bastante em como as roupas ficam alinhadas no corpo.
Não há um modelo perfeito para cada corpo, mas existem algumas opções que ajudam a valorizar as partes que você mais gosta em si mesma.
Pensando nos exemplos de modelos de vestidos, o corte sereia veste muito bem em mulheres com o corpo em formato ampulheta, que é aquele em que os ombros e o colo equilibram com o quadril.
Em compensação, quem tem o corpo no formato pêra, com quadris bem mais largos que a parte superior do tronco, pode se sentir desconfortável com o corte sereia. Essas observações também são importantes para a escolha dos acessórios.
Ao deixarem a cintura muito marcada, os cintos para vestido de noiva acabam dividindo a silhueta ao meio, fazendo com que noivas mais baixinhas pareçam ter um tronco ainda mais curto.
Caso você queira alongar sua silhueta, dê preferência aos cintos com espessura mais fina e que possam ser colocados sob a linha do busto.
Defina a altura do cinto e experimente o acessório no vestido
Agora que você já sabe que é imprescindível saber o formato do seu corpo, é hora de passar para o passo seguinte: escolher onde o cinto vai ficar no vestido.
Geralmente, esses acessórios são utilizados na cintura ou no quadril. Quando os modelos são mais soltinhos, também fica legal colocar um cinto abaixo do busto.
Para que tem o formato do corpo ampulheta ou triângulo, o mais indicado é usar cintos finos na cintura, a fim de modelar o corpo sem tirar a atenção do resto do vestido.
Já para as mulheres com ombros mais largos, em formato de triângulo invertido, os cintos para vestido de noiva ficam mais bonitos no quadril e a espessura pode ser mais larga.
Apesar de ser um ponto básico, muitas noivas acabam esquecendo de experimentar o cinto já com o vestido de noiva ou fazem esse teste na última hora.
O ideal é que você consiga provar o look completo, com todos os acessórios, sapatos e jóias, para que você se certifique de que tudo ficou perfeito.
Além de ver o caimento do vestido combinado às cores e texturas do cinto, é importante ver a peça no corpo para saber se ele está confortável ou se precisa de algum ajuste.
Faça os ajustes necessários
Já deu para perceber que os cintos são ótimos para ajudar a estruturar o vestido, né? Mas é preciso tomar cuidado para não deixar a roupa firme demais.
É muito desconfortável ter alguma peça muito apertada, principalmente o cinto mais grosso na cintura. Além de limitar seus passos na dança, ele pode te atrapalhar para comer, beber e até para sentar.
Esse desconforto também pode acontecer se o cinto estiver muito largo. Você não vai querer ficar a festa toda ajeitando o seu acessório.
Para evitar esses tipos de problema, faça os ajustes necessários. Os cintos para vestido de noiva devem ser arrumados sob medida, assim como o próprio vestido.
Você pode cortar, fazer novos furos, trocar o elástico, prendê-lo de outra maneira. A única coisa que não pode é deixar um acessório tão lindo ser mais um motivo de estresse.
Respeite seu próprio estilo
Como vimos durante o texto, não existe um manual que aponte qual exatamente deve ser o modelo de acessório perfeito para você.
Entretanto, na hora de procurar os cintos para vestido de noiva, existem alguns pontos que devem ser observados, como essas 6 dicas que mostramos aqui.
A última delas, mas não menos importante, tem a ver com a personalidade da noiva. Se o estilo for mais clássico, os cintos discretos são uma boa opção.
Se a noiva tiver uma pegada mais moderna ou alternativa, vale investir em cintos personalizados, brilhos, pedras ou couro. O importante é se sentir linda e confortável!
Se você gostou dos cintos para vestido de noiva e está em busca de um modelo que permita o uso do acessório, confira a galeria de vestidos da Noivas do RJ e encontre seu vestido dos sonhos.