Pesquisar

Casamento intimista: quais as regras? Como escolher o vestido?

casamento intimista
Publicado em:

Casar só com as pessoas que você mais gosta na cerimônia é o que faz que cada vez mais casais busquem por um casamento intimista.

Afinal, com a pandemia e o universo de casamento ficando mais caro a cada ano, uma cerimônia menor e mais íntima é a alternativa para quem não quer abrir mão do sonho do casamento.

Além disso, também é uma excelente opção para casais que querem que o casamento reflita a sua personalidade em todos os detalhes, já que é mais fácil ter um alto nível de personalização em comemorações menores.

Por isso, o casamento intimista é ideal para diversos casais e também pode ser para você. Quer saber mais sobre este tipo de casamento? Continue a leitura.

O que é um casamento intimista?

Um casamento intimista é aquele que tem um foco nos noivos e nas pessoas presentes na cerimônia. Assim, o foco é a qualidade do momento ao invés do tamanho do evento.

No geral, casamentos tradicionais podem ser bem estressantes e com grande ênfase na festa. Este tipo de casamento também tem um roteiro montado, com o qual muitos casais não se identificam.

Sendo assim, o casamento intimista surge como uma forma de ter uma celebração do amor dos noivos com detalhes personalizados e mais atenção aos convidados.

Muitos pensam que um casamento intimista se resume a ter poucos convidados ou fazer a cerimônia em um local pequeno. Porém, o verdadeiro ponto é casar dentro das suas próprias regras e, como o próprio nome indica, com mais intimidade entre os presentes no casamento.

Existem regras para um casamento intimista?

O casamento intimista é totalmente desprendido de regras. A única “regra” é que os noivos estejam satisfeitos com a qualidade do casamento.

A palavra-chave é comemoração, tanto do casal, quanto do companheirismo entre os noivos e os convidados.

Desse modo, um casamento intimista pode ser de diversos formatos já estabelecidos de tipos de cerimônias.

O mais comum é que um casamento intimista seja um mini wedding. Esse tipo de casamento tem de 20 a 100 convidados e, pelo tamanho, já é bem íntimo.

Também existe o micro wedding, que é ainda menor, com até 20 convidados, sendo ainda mais intimista.

Outra opção é fazer um destination wedding. Por causa da viagem envolvida, a lista de convidados já é bem enxuta e todos os presentes são pessoas que realmente querem estar juntos do casal.

Essas são alternativas para quem deseja um casamento único e íntimo, mas não quer casar somente a dois, como nos elopement weddings

Um outro ponto em que não existe regra é sobre a programação do casamento. Qualquer formato é bem-vindo, desde que os noivos estejam felizes.

Se o casal e seus amigos e familiares gostam de dançar, nada proíbe de fazer uma festa com pista de dança e música. 

Se o casal pensa em casar durante a manhã ou à tarde, não existe a obrigatoriedade de um jantar, por exemplo. Pode ser feito um brunch, um almoço ou até mesmo um piquenique.

Aqui, cabe aos noivos escolherem o que mais combina com o seu estilo e o que mais desejam no casamento. 

Leituras recomendadas:

Como fazer lista de convidados para casamento intimista?

Uma coisa que queremos ressaltar é que não é a quantidade de convidados e sim a qualidade que vai fazer o seu casamento ser intimista.

Por isso, não adianta, por exemplo, definir que o seu casamento terá 80 convidados e acabar convidando pessoas que não são tão próximas para fechar esse número.

Primeiro, faça a sua lista de convidados pensando em pessoas que são realmente queridas. Algumas perguntas que podem te ajudar são:

  • Esta pessoa é um familiar ou amigo próximo?
  • Eu falei com esta pessoa nos últimos meses?
  • Esta pessoa fez parte positivamente da nossa história como casal?
  • Meu noivo ou minha noiva conhece esta pessoa?
  • Eu imagino meu casamento sem esta pessoa?
  • Esta pessoa estar presente vai tornar meu casamento mais especial?

Se você responder sim à maioria dessas perguntas, significa que faz sentido que a pessoa esteja na sua lista de convidados.

Neste momento, é preciso ter pulso firme para evitar opiniões alheias e seguir o que o coração diz quanto a quem você deve ou não convidar.

Como escolher o local para casamento intimista?

Com a lista de convidados definida, você pode partir para buscar o local para a cerimônia. 

Por ser um casamento intimista, não é necessário focar somente nos espaços de eventos tradicionais. Pode usar toda a sua criatividade para escolher o lugar perfeito para o grande dia.

Se a sua lista de convidados for enxuta, é possível encontrar locais com muita personalidade e que fogem do tradicional para que o seu casamento seja realmente único.

Espaços ao ar livre, como jardins e praias, são excelentes para casamentos intimistas. Dependendo das necessidades da cerimônia, até um quintal pode se tornar um lugar interessante.

Porém, não é preciso parar por aí. Vinícolas, restaurantes, bistrôs, terraços e capelas históricas também são locais incríveis para um casamento intimista.

É importante se atentar ao espaço do local, que deve ser adequado ao número de convidados. Locais grandes podem parecer vazios, enquanto locais pequenos podem parecer superlotados ao invés de aconchegantes. 

Como escolher o vestido de noiva para casamento intimista?

Assim como todo o casamento, o vestido deve transmitir a personalidade da noiva. Porém, existem alguns pontos que é importante ter em mente.

O horário do dia e o local importam. Vestidos fluidos combinam com casamentos diurnos e ao ar livre, enquanto vestidos mais estruturados se encaixam melhor em um casamento noturno e em um lugar fechado.

Outra coisa que impacta na decisão é o nível de formalidade da ocasião. Geralmente, um casamento intimista é mais informal, então um vestido princesa tradicional, por exemplo, pode destoar da celebração.

Com esses fatores, você pode escolher o vestido perfeito para o seu grande dia.

Vestidos evasês e de tecidos leves são as principais escolhas para casamentos intimistas. Eles vão bem em quase todas as ocasiões, especialmente na praia ou no campo.

Já os vestidos de corte reto também são boas escolhas, pois equilibram a silhueta da noiva e não são volumosos.

Vestidos de noiva minimalistas também são uma ótima pedida para casamentos intimistas, principalmente para aqueles em ambientes urbanos ou mais industriais.

Os vestidos sereia, ainda mais aqueles mais leves, podem ser uma boa escolha para noivas que têm um estilo pessoal mais sensual, mas não querem destoar da cerimônia.

Se engana quem pensa que o vestido de noiva princesa não tem vez em um casamento intimista. Com tecidos leves e sem uma saia muito estruturada, essa é a opção perfeita para quem quer uma opção tradicional, mas nem tanto.

Todos os vestidos são da La Modelista, uma das melhores lojas de vestidos de noiva do Rio de Janeiro. Conheça a galeria de vestidos para ter uma curadoria impecável de vestidos de luxo, em que você vai encontrar o vestido ideal para o seu casamento intimista com toda certeza.

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.