Pesquisar

Casamento na praia: como organizar? 

casamento na praia
Publicado em:

A estruturação do casamento na praia, apesar de não ser tão complicada como algumas pessoas imaginam, exige atenção em alguns pontos específicos. 

A checagem da previsão do tempo, a antecedência no início da organização e a escolha adequada do vestido de noiva são fundamentais para o sucesso da sua cerimônia. 

A partir de agora, você vai conferir todas as informações essenciais para começar a planejar o casamento na praia. Boa leitura!

A melhor época do ano para realizar uma cerimônia praiana

Uma das maiores dúvidas que os noivos têm em relação ao casamento na praia é a época da realização da celebração. 

Por ser um ambiente aberto, com bastante vento e areia, o tempo realmente é um fator importantíssimo a ser considerado. 

No Brasil, o clima de cada região varia bastante. O verão da região sul possui temperaturas bem mais amenas do que no mesmo período no Nordeste, por exemplo. 

Por isso, nossa dica é estudar bastante como são as estações do ano no lugar definido para a realização do casamento na praia. 

Para te ajudar, fizemos um pequeno resumo de como, no geral, as temperaturas e os ambientes mudam em cada estação. Mas lembre-se de checar as particularidades locais.

Primavera

O casamento na praia pede muitas flores, não é mesmo? A primavera é a estação mais florida de todas, e você pode aproveitar a natureza para arrasar na decoração. 

A temperatura mais amena deixa o clima mais leve, e com certeza todos curtirão muito a cerimônia. 

Os fotógrafos também amam a primavera, você sabe por quê? A luz natural fica mais vibrante, e as fotos ficam deslumbrantes e cheias de cores. 

Verão

O verão, que vai de dezembro a março, é a temporada típica de praia, com temperaturas mais altas e dias ensolarados. 

Se você optar pelo casamento na praia durante o verão, procure tomar algumas medidas de precaução, como providenciar tendas. A estação costuma ser bastante chuvosa, principalmente no final da tarde. 

Apesar de as fotos na chuva ficarem lindas, imagina o transtorno que seria deixar todo mundo na chuva!

Existem toldos transparentes que praticamente não aparecem em meio à decoração. Vale a pena investir nessas medidas de precaução, evitando estresse na hora da festa. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a escolha das flores. Por causa do sol intenso, alguns tipos de flores podem murchar antes mesmo do fim da cerimônia. 

Dê preferência para as folhas e para as plantas mais resistentes, como as orquídeas, as petúnias e as margaridas. 

Outono 

Situado entre os meses de abril e junho, o Outono é uma estação que ainda conta com o calorzinho do verão, mas com menores possibilidades de chuva

As flores passam a resistir um pouco mais a esse clima e você pode acrescentar rosas e tulipas na decoração ou até mesmo em uma coroa de flores para colocar no cabelo. 

Por ser considerado o “mês das noivas”, maio costuma ser o período mais concorrido para a realização das cerimônias. Se você quer se casar em maio, marque sua data com bastante antecedência. 

Inverno

Sim, é possível fazer um casamento na praia lindíssimo durante o inverno! Em alguns lugares do país, o frio não é intenso. 

Isso pode até ser uma vantagem, se os noivos e os convidados estiverem acostumados com locais um pouco menos quentes. 

Além disso, as praias ficam naturalmente mais vazias, fazendo com que a sua cerimônia possa ser ainda mais exclusiva e intimista. 

Para cortar um pouco do vento, os convidados podem usar blazer ou blusas compridas, e as convidadas podem caprichar no vestido longo e nas echarpes para cobrir os ombros. 

A decoração da cerimônia

Quando o assunto é decoração, os enfeites, as flores e as ornamentações devem combinar com o estilo da cerimônia e com a personalidade dos noivos

No casamento na praia, a ideia da decoração é realçar ainda mais a beleza da paisagem natural, seja através de um ambiente rústico, clean ou chique. 

Enquanto alguns casais optam por cadeiras brancas e de plástico ou acrílico, outros preferem utilizar móveis de madeira, tapetes e luzes mais sofisticadas. 

Podem ser criados diferentes ambientes mais reservados, como lounges com pufes, ou mais abertos, com espreguiçadeiras para os convidados. 

Mas, independentemente do estilo escolhido, a decoração do casamento na praia é ancorada em dois pontos: flores e iluminação

As flores são como o pano de fundo da celebração praiana. Um arco de flores fica simplesmente deslumbrante no altar! 

A iluminação é, muitas vezes, feita através de lustres rústicos, luminárias de tecido ou tochas, dispostas na areia ou em deques. 

Outras duas ideias que também ajudam a reforçar o clima praiano são as velas e os cordões de luz, principalmente para iluminar o caminho dos noivos.  

O conforto como palavra de ordem 

Como mostramos nos tópicos anteriores, a logística e a decoração também devem seguir os planos que garantam conforto tanto para os noivos quanto para convidados.

Um ponto que merece atenção é o calçado, especialmente o da noiva. 

Vestido Internovias

Por causa da areia e dos decks irregulares, os saltos altos não são uma boa opção para casamento na praia. 

Apesar de o salto ser o sapato preferido das noivinhas, por ser bastante glamuroso, é possível manter a elegância utilizando outros tipos de calçado, caso seu casamento seja realizado na praia. 

Existe uma infinidade de opções de rasteirinhas, desde as mais básicas até as estilizadas, com pedrarias. 

Se for da sua vontade, há ainda a possibilidade de se casar de tênis, garantindo o conforto e o estilo. Nas cerimônias feitas diretamente na areia, é super romântico entrar descalça

Outro ponto importantíssimo e que também deve ser confortável é o vestido de noiva, como veremos a seguir.

Os modelos de vestidos mais adequados para praia

A escolha do vestido de noiva praiano precisa levar em conta alguns aspectos além dos cuidados básicos com todo vestido de noiva. 

A areia, o vento e o calor são elementos que podem interferir bastante no conforto, mas é possível garantir esse bem-estar com um vestido adequado. 

Para evitar passar muito calor, procure tecidos mais leves, como o tule ou o chiffon e evite vestidos com muitos bordados. 

Invista nas transparências, nos decotes e nos acessórios mais simples, como as coroas de flores ou as pulseiras de pérola. 

Cuidado com o véu comprido ou a cauda muito longa podem acabar se arrastando pela areia. Além de sujar o vestido, a areia dificulta na hora de andar e se movimentar. 

Separamos 5 opções incríveis da nova coleção da La Modelista para você conhecer:

Quer ver mais opções de vestido para casamento na praia? Confira a coleção completa da La Modelista e a coleção completa da Internovias. Nos catálogos, você encontra as opções perfeitas para casamento na praia e todos os outros tipos de cerimônias. 

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.