Já pensou em fazer o casamento fora da sua cidade, em meio a uma viagem dos sonhos? Essa é a tendência do destination wedding.
Em busca de um cenário de tirar o fôlego, muitos casais optam por buscar uma cidade ou até um país diferente para dizer o “sim”. Assim, praias, montanhas, cachoeiras e castelos viram lugar de cerimônia.
Com tantas paisagens bonitas no Brasil e ao redor do mundo, um destination wedding vira o sonho de quem deseja um casamento para fugir da rotina e da tradição.
No entanto, existe muito a se pensar antes de fazer um casamento neste estilo. Por isso, elaboramos este guia para destination wedding, desde a lista dos convidados até o vestido da noiva.
Mas afinal, o que é destination wedding?
Destination wedding é um tipo de casamento em que os noivos escolhem viajar para outra localidade para realizar a cerimônia. Sendo assim, o casamento é unido a uma viagem dos sonhos.
Não existe uma distância específica para classificar um destination wedding. O casamento pode ocorrer em uma cidade próxima ou até em outro país.
Por isso, este tipo de casamento exige algumas particularidades. Como o casal não mora onde a cerimônia será realizada, o planejamento precisa ser feito à distância com mais cuidado.
Além disso, um destination wedding também se diferencia pela quantidade de eventos envolvidos na celebração.
Como todos os convidados precisam se deslocar, é comum que a comemoração vá além do dia de casamento, com uma ou mais festas para interação entre os convidados.
Dessa forma, o destination wedding é indicado para quem deseja sair da rotina e compartilhar muitos momentos especiais durante a viagem.
Como organizar um destination wedding?
Um destination wedding envolve, além da organização do casamento, o planejamento de uma viagem. Por isso, existem mais preocupações para organizar um.
Local perfeito para destination wedding
O primeiro passo é decidir a cidade em que será realizada a cerimônia. É importante pensar no ponto forte que cada destino tem a oferecer e analisar a personalidade dos noivos para fazer a escolha perfeita.
Alguns destinos interessantes no Brasil são:
- Fernando de Noronha (PE);
- Jericoacoara (CE);
- São Miguel dos Milagres (AL);
- Itacaré (BA);
- Trancoso (BA);
- Florianópolis (SC);
- Nova Petropólis (RS);
- Gramado (RS);
- Vale dos Vinhedos (RS);
- Santo Antônio do Pinhal (SP);
- Campos do Jordão (SP);
- Ilhabela (SP);
- Visconde de Mauá (RJ);
- Paraty (RJ);
- Tiradentes (MG).
Já fora do Brasil, algumas regiões do mundo que são perfeitas para um destination wedding são:
- Riviera francesa;
- Bali (Indonésia);
- Marrocos;
- Deserto do Atacama (Chile);
- Austrália;
- Grécia;
- Croácia;
- México;
- Ilhas Fiji;
- Espanha;
- Portugal;
- Paris (França);
- Itália;
- Califórnia (EUA);
- Disney.
Para ajudar na decisão, conferir casamentos feitos no local são uma grande fonte de inspiração e ajudam a compreender melhor as possibilidades.
Escolhendo da data
Com o local escolhido, é preciso pensar na data perfeita. Para destination wedding, o ideal é definir com, no mínimo, um ano e meio de antecedência.
O primeiro ponto da escolha da data é a estação do ano. Assim, é possível saber o clima do local e evitar períodos de calor intenso ou de chuvas.
Como é uma viagem, também é interessante optar por momentos de baixa temporada, o que pode reduzir consideravelmente os custos com transporte e hospedagem.
Lista de convidados
No geral, a lista de convidados para um destination wedding é reduzida por causa do deslocamento necessário para a cerimônia.
Muitos casais optam por convidar apenas os familiares e amigos mais próximos e fazer um casamento mais íntimo e reduzido.
As temíveis burocracias de um destination wedding
A organização de um destination wedding precisa ser cuidadosa para que nada saia do planejado no grande dia. Por ser em um lugar diferente, é indicado a contratação de uma assessoria para cuidar do planejamento no local.
É a equipe da assessoria que vai realizar todas as tarefas de organização no local, já que os noivos não estarão presentes.
Também é preciso organizar as questões relativas à viagem, como necessidade de passaporte e vistos, hospedagem e translado.
O save the date, que antecede ao convite oficial, é outro ponto de preocupação em um destination wedding. Ele deve ser enviado com meses ou mais de um ano de antecedência informando data e local para que os convidados possam se programar.
Além disso, também existe a principal burocracia a ser resolvida: a questão legal.
Para casais que optam por um casamento fora do país, o mais comum é realizar a cerimônia no civil no Brasil. Assim, somente a festa ou a cerimônia religiosa são feitas no exterior para evitar os trâmites de se casar legalmente em outro país.
Já para casamentos no Brasil, existe a possibilidade de fazer a celebração com efeito civil em qualquer localidade, mas isso também envolve burocracias, como fazer o processo do cartório na cidade em que será o destination wedding.
Orçamento de um destination wedding
Mesmo sendo um casamento reduzido, um destination wedding pode ultrapassar facilmente o custo de uma grande festa de casamento por causa da viagem envolvida.
Dependendo do destino, os custos da cerimônia e da festa podem ser mais altos devido à moeda do país ou ao movimento turístico do local.
Também existem os gastos com passagens, translado, passeios e hospedagem que podem impactar no orçamento dos noivos ou dos convidados.
A maior dúvida no momento de fazer um destination wedding é justamente sobre quem é o responsável por arcar com os gastos da viagem e isso depende.
A primeira opção é o casal arcar com a festa e a viagem dos convidados. Já a segunda é o casal bancar apenas a festa e a viagem ficar a cargo dos convidados.
Não existe resposta certa. Cada casal deve analisar o que é possível dentro do orçamento e de acordo com as condições de cada convidado.
Vestidos de noiva para destination wedding
Uma grande questão é como escolher o vestido de noiva para o destination wedding. Isso varia de acordo com a personalidade de cada noiva, mas existem algumas recomendações gerais.
A primeira é optar por um vestido que seja fácil de ser transportado. Vestidos estruturados ou com saias muito volumosas podem dificultar a viagem.
Em segundo lugar, é importante saber como é o seu vestido ideal. Faça uma lista com as características essenciais que o vestido precisa ter.
Por fim, pense no ambiente em que o casamento será realizado. Cada espaço pede um um tipo de vestido de noiva diferente. Veja só!
Vestidos de noiva para casamento na praia
Para um destination wedding na praia, o ideal é que o vestido seja de tecidos leves e com poucas aplicações. Rendas leves e transparências também combinam com o cenário.
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Vestidos de noiva para casamento no campo
Vestidos de noiva no estilo boho chic combinam com um destination wedding no campo. Combinações de tule, renda e bordados, com ou sem cauda, vão combinar com a ocasião.
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Vestido Internovias
Vestidos de noiva para casamento na cidade
Já para um destination wedding na cidade, vestidos minimalistas e de tecidos mais estruturados são ótimas opções.
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Vestido Internovias
Vestido La Modelista
Gostou dos modelos que mostramos aqui? Você pode ver toda a coleção da La Modelista na galeria de vestidos de noiva! Tudo sem sair da sua casa. Depois, é só marcar um horário na loja para experimentar seus vestidos favoritos! Aposto que você encontrará o vestido perfeito para o seu destination wedding.