Planejar um destination wedding é um algo totalmente diferente de planejar um casamento tradicional, é uma escolha que gera uma avalanche de perguntas e cenários complicados durante o processo. Quem paga pelo quê? Você deve ter lista de presentes? Quando os convites devem ser enviados? Antes de dizer “sim” no exterior ou em qualquer lugar fora da sua cidade, considere estas dicas e conselhos sobre como agir em algumas situações e evitar qualquer erro associado ao planejamento do seu casamento.
Conhecimento é a chave – saiba antes de ir
O seu destino é compatível com alguns convidados? Quando é a temporada de furacões? Existem problemas de segurança, acessibilidade ou saúde pública? Pesquise seu destino antes de fazer a reserva e compartilhe qualquer informação sobre segurança, saúde, acessibilidade e questões políticas pertinentes com seus convidados.
É um pouco trabalhoso, mas não apenas mostra aos convidados que você se preocupa com o bem-estar deles, mas também evita constrangimentos durante o fim de semana do seu casamento. Um destination wedding traz à tona todo tipo de preocupação que você normalmente não pensaria ao planejar um casamento, como diferenças culturais e segurança.
Leve em consideração a estação do ano. Escolher o destino certo é fundamental, mas nada é mais decepcionante do que gastar dinheiro em um casamento apenas para ser atingido por um furacão. Portanto, certifique-se de não reservar um lugar durante as estações das monções ou dos tufões, por exemplo.
Sempre comece com a lista de convidados. Depois que a lista está definida, os parâmetros e as prioridades para determinar um local ficam mais claros. Satisfazer as preferencias de todos os hóspedes será quase impossível, mas será uma consideração cuidadosa das necessidades dos seus convidados mais importantes – da acessibilidade para cadeiras de rodas ao atendimento infantil no local, demonstre a atenção cuidadosa aos detalhes que impressionarão seus convidados e demonstrarão sua genuína hospitalidade.
Outro ponto importante é, se você planeja se casar durante a alta temporada de turismo, o local pode estar lotado. Enquanto isso, se você reservar um casamento durante a baixa temporada, alguns locais podem estar fechados. Então, a dica é – não deixe de conversar com empresas e fornecedores locais para entender como a sazonalidade pode afetar o seu casamento.
Envie convites com antecedência extra
Lembrando que não é um casamento comum. Então, se você escolheu o Caribe ou qualquer outro cenário no mundo para dizer seu sim, precisa enviar os convites com um prazo muito mais longo do que o tradicional. Os convidados precisam de tempo suficiente para se organizarem, economizarem dinheiro, solicitar visto se necessário, passaporte etc. Geralmente, se recomenda o envio do Save the Date com oito a 12 meses de antecedência e um mínimo de três a quatro meses para os convites oficiais.
A minha dica é – assim que escolher o local, envie as datas aos seus convidados. Quanto mais caro o destino, dê mais tempo para que seus convidados se preparem.
Torne a viagem a mais fácil possível
Planejar um casamento é desafiador, organizar um destination wedding pode ser como pastorear gatos, ou seja, um desafio e tanto. Para ajudar, utilize os serviços de um agente de viagens. Ele pode fazer acordos em grupos e orientar quanto à vistos e passaportes, além de fazer os pagamentos. Outra função dele é enviar lembretes aos convidados alertando sobre documentos que estão vencendo, ou a hora de escolher os assentos no voo.
Considere a possibilidade de iniciar um grupo em aplicativos de mensagens ou no Facebook para que os hóspedes compartilhem ofertas de voos e hotéis. Isso promove uma interação entre os convidados e os encoraja a viajar juntos e dividir os custos.
Seja claro e transparente com os custos
É comum em um destination wedding que os convidados paguem sua hospedagem e transporte. Apesar de ser um assunto delicado, uma maneira sutil é fazer recomendações sobre como os convidados podem obter as melhores tarifas nas acomodações. Assim que divulgar a data, recomente alguns sites para compra de passagem aérea e hospedagem. Isso deixará claro que o convidado deve pagar essas despesas.
Oferecer opções de hospedagem
Dito isto, nem todos podem pagar um resort de luxo cinco estrelas. Então, ofereça aos hóspedes outras opções de acomodação que atendem a diferentes orçamentos. Lembre que viajar pode ser caro e hsopedagens mais econômicas pode ser a realidade para alguns convidados.
Como parte de ser uma anfitriã atenciosa, comece com a criação de uma lista e entenda as necessidades de seus convidados. A etiqueta não determina que acomodações sejam fornecidas para atender a todas as preferências, mas se opções podem ser oferecidas, por que não?
Uma outra opção é você alugar um Airbnb com bastante espaço e oferecer aos convidados a opção de se hospedar de graça. Claro, vai ter gente que terá que ficar em sofa ou dividir quarto, mas é uma opção melhor do que não participar.
Um agente de viagem pode te ajudar a negociar uma tarifa de grupo em um hotel ou resort da região. Isso reduzirá custos e simplificará tudo as coisas.
Presentes
Quando se trata de etiqueta para presentear, as regras são um pouco diferentes para um destination wedding. Afinal, seus amigos e familiares já estão gastando para estarem presentes no seu casamento. Então, você pode optar por não receber presentes. Recomendo que os convidados se sintam confortáveis com isso, informe que a presença é um presente e que eles não devem se sentir obrigados a presentea-la.
Mas, se você quiser manter a tradição do presente, faça isso de forma simples e virtual. Ninguém quer transportar bagagem extra, e isso inclui você no retorno. Tente manter presentes grandes e caros for a da lista.
Após a recepção
Acabou a recepção, é hora de passar para o modo lua de mel. Mas como fazer isso com todos os convidados ainda circulando? Existem algumas opções para iniciar a lua de mel sem causar estresse.
Se você e seu amado desejam desfrutar de algum tempo de qualidade, a melhor maneira é fazer uma reserve em outro hotel ou resort. É perfeitamente aceitável após o casamento. Apenas se despeça na noite anterior. Outra forma delicada é organizar um brunch ou almoço para agradecer uma última vez pela presença e se despedir. É uma ótima maneira de terminar a viagem para todos os seus convidados.
Espero que as dicas sejam úteis para seu destination wedding. Aqui no Noivas do Rio de Janeiro você vai encontrar muito mais inspirações para o seu grande dia. Aproveite o momento e até semana que vem!
Beijos!
Lili.