Save the Date para casamento: o que é e quando enviar

save the date
Publicado em:

O Save the Date é uma prática que já fazia muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa e que vem conquistando muitos adeptos no Brasil. 

Ele é uma maneira de fazer contato com seus familiares e amigos antes de entregar o convite oficial do casamento. 

Além de ser uma forma carinhosa de envolver os convidados na expectativa para o grande dia, ele ainda facilita a organização da sua lista de presença. 

A partir de agora, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o Save the Date: o que é, como escolher o seu modelo e quando enviá-lo aos convidados. 

O que é o Save the Date?

Se reunir um pequeno grupo de amigos para uma festa de aniversário já é um desafio, imagina em um casamento cheio de convidados de diferentes lugares! 

Cada um tem sua rotina e seus horários e encontrar um dia em que todos tenham disponibilidade pode não ser tarefa fácil. 

Mas o casamento é uma data tão importante que você não vai querer que falte aquele seu amigo de infância ou sua tia querida de outra cidade, não é mesmo?

O Save the Date busca evitar que isso aconteça. Para tentar garantir que as pessoas que você ama estarão presentes, você vai comunicar a data do seu casamento com antecedência

Podemos traduzirmos o termo “Save the Date” como “salvar a data” ou “reservar a data” na agenda. E é justamente esse seu maior objetivo, fazer com que o dia seja dedicado ao seu casamento!

Ao fazer essa comunicação antecipada, os convidados podem se programar melhor e até mesmo remanejar alguns compromissos. 

O pré-convite é ainda mais necessário no caso dos casamentos em que as famílias ou os amigos moram em outra cidade. 

Reservar hotel a um preço mais acessível, procurar por transporte e programar as logísticas de deslocamento exigem bastante organização. 

Ah! Vale lembrar que o Save the Date não substitui o convite formal. Ele apenas adianta algumas informações mais básicas relacionadas à data. 

Quando enviar o Save the Date para os convidados?

Um casamento requer bastante planejamento, não só para os noivos como também para os convidados. Por isso, a comunicação da data da cerimônia deve ser feita com antecedência.

O ideal é que o Save the Date seja enviado em até seis meses antes do casamento, se ele ocorrer na região onde mora a maior parte das pessoas mais próximas. 

Caso você tenha muitos convidados de fora, procure enviar as informações dez meses antes. Nesse caso, também é legal incluir indicações de hotéis ou regiões com boa localização. 

Se a celebração for no estilo destination wedding, realizado em outra cidade ou país, indicamos ampliar esse período para doze meses. 

Para que essa programação possa ser concluída com sucesso, é muito importante levar em conta o tempo que demora para o Save the Date ficar pronto. 

Os materiais devem ser definidos pelo menos dois meses antes do envio, para que dê tempo de definir a identidade visual, conferir o resultado depois de pronto e fazer eventuais ajustes, se necessário. 

Dicas de ouro de como criar o seu Save the Date

Criatividade é a palavra-chave para um Save the Date bem bacana. Por ser mais informal que o convite, ele pode ter uma linguagem mais leve. 

Muitos noivos acabam fazendo o pré-convite por conta própria, sem recorrer a profissionais. Podem ser feitos vídeos pelo celular ou imagens em aplicativos simples de edição, como o Canva.  

Não existem muitas regras em relação ao Save the Date, mas algumas dicas podem te ajudar bastante na hora de fazer o seu: 

Não se esqueça das informações mais importantes

O primeiro passo para criar o seu Save the Date é pensar em todas as informações que devem constar nessa espécie de pré-convite.

Além do nome completo dos noivos, vocês não podem deixar de incluir a data e a cidade onde será realizado o casamento. 

O ideal é que o salão e/ou a igreja já estejam completamente definidos e que constem no Save the Date, mas esses detalhes não são obrigatórios. 

O mais importante de tudo é ser o mais claro possível, focando no objetivo principal que é falar para os convidados reservarem aquele dia, naquela hora. 

Os noivos que planejam uma cerimônia mais despojada e moderna podem, se quiserem, incluir hashtags para serem usadas nas postagens relacionadas ao casamento. 

Se o casal tiver alguma rede social ou site feito especialmente para o casamento, também vale colocá-los no pré-convite. 

Leve em conta o perfil dos seus convidados 

Existem várias formas de enviar o Save the Date para seus convidados. Enquanto alguns casais não abrem mão dos modelos impressos, outros preferem utilizar as redes sociais para dar a notícia do casamento.

Atualmente, é muito comum enviar o Save the Date pelo Whatsapp. Ele é gratuito e muito prático, permitindo que todos os seus convidados recebam o pré convite ao mesmo tempo. 

Outra vantagem do aplicativo é a possibilidade de concentrar as informações de envio e de retorno em um só lugar, de forma rápida.

Você pode, por exemplo, pedir que a pessoa responda a mensagem com seu endereço completo, para quando o convite oficial for enviado.

Apesar da agilidade, é importante pensar nas pessoas que não têm familiaridade com essas plataformas, como é o caso de muitos avôs e avós. 

Uma medida possível nessas situações é enviar um material impresso separado, buscando manter as características que foram usadas na versão online. 

Procure seguir a identidade visual do casamento

Mesmo que nem todos os detalhes da decoração estejam definidos, é muito importante seguir a identidade visual e as cores que os noivos escolheram para o casamento. 

O Save the Date é o primeiro contato que seus convidados terão em relação à cerimônia e é interessante que eles já tenham uma ideia de como ela vai ser. 

Não precisa dar muito spoiler, mas a coerência precisa ser mantida. Se seu casamento vai ter uma pegada moderna, não faz muito sentido fazer um pré-convite que remeta a um estilo tradicional. 

Se você gostou do nosso texto sobre Save the Date, você também vai adorar o conteúdo que fizemos sobre tipos de véus de noiva. Você pode acessá-lo clicando aqui

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.