A cada temporada, as principais passarelas do mundo revelam as novas tendências para a moda de casamentos. Os vestidos modernos, repletos de recortes e assimetrias sempre ganham a atenção e o coração das noivas mais fashionistas. No entanto, os vestidos de noiva clássicos nunca perdem o charme.
Um traje clássico é perfeito não só para quem é adepta deste estilo, mas também para as mulheres que fazem questão de usar uma peça atemporal no grande dia.
Clássico é tudo aquilo que nasce como tendência e permanece sendo apreciado e utilizado ao longo do tempo.
No caso do vestido de noiva, detalhes como a presença da renda, o caimento ao estilo princesa e o decote em V são alguns exemplos que podem tornar o traje definitivamente clássico.
Esses detalhes estão presentes há muito tempo no mundo dos casamentos e dificilmente seria possível considerá-los fora de moda.
Por outro lado, há tendências mais recentes, como o decote ombro a ombro e o estilo minimalista, que também estão se tornando clássicos, pois estão se mantendo nas novas coleções das grifes especializadas e na lista de preferências das noivas ao longo de vários anos.
Ao longo dos próximos tópicos, você vai conferir a seleção que preparamos com os principais detalhes que tornam os vestidos de noiva clássicos.
É claro que vamos exemplificar cada um desses detalhes com modelos das melhores lojas de vestidos de noiva do Rio de Janeiro.
Confira e se apaixone!
Vestidos de noiva clássicos com renda
A renda é capaz de dar um toque de sofisticação a qualquer traje e é a principal forma de reunir o clássico e o moderno em um único traje.
Sinônimo de romantismo e delicadeza, os diferentes tipos de renda podem ser trabalhados por meio de bordados elaborados ou acrescentados de forma mais simples ao vestido.
Os vestidos de noiva clássicos podem ser cobertos de renda da cabeça aos pés ou concentrar este elemento em partes específicas.
Enfim, as possibilidades são várias e a permanência da renda como tendência para casamentos ao longo de décadas e, até mesmo, séculos, é inquestionável.
Veja os dois exemplos que selecionamos: no primeiro deles, a renda delicada está presente em todo o vestido, ajudando na criação de movimento e leveza. Já no segundo, ela se concentra na parte de cima do vestido, com destaque para as mangas sofisticadas e glamourosas.
Vestidos de noiva clássicos ao estilo princesa
O caimento ao estilo princesa também é comum em vestidos de noiva clássicos e torna sofisticados até mesmo os trajes confeccionados a partir de uma proposta mais sóbria.
Ele foi ganhando diferentes versões ao longo do tempo e tornando-se mais leve e confortável sem abrir mão da saia volumosa.
Veja como os modelos que selecionamos não comprometem em nada o conforto da noiva. Em ambos a cintura bem marcada e a utilização do tule criam o visual clássico de princesa mantendo a leveza e o movimento.
Vestidos de noiva clássicos com decote coração
O decote coração é um dos detalhes mais clássicos que podem estar presentes em um vestido de noiva, e ainda contribui para deixar o traje muito delicado e feminino.
O formato desse tipo de decote lembra o de um sutiã meia-taça e fica lindo em diferentes combinações, como as mangas curtas, alças finas ou, até mesmo, o tomara que caia.
Ao mesmo tempo que se associa ao romantismo, ele também pode trazer uma pitada de sensualidade ao look da noiva. Veja os exemplos abaixo.
Vestidos de noiva clássicos com decote V
O decote em V pode parecer uma opção extremamente simples, mas tem o poder de tornar sua silhueta mais longilínea e o seu look de noiva muito mais elegante.
Ele realmente nunca sai de moda, tanto no mundo dos casamentos quanto quando se pensa nas tendências para o guarda-roupa feminino em geral.
Com certeza, um clássico dos clássicos, além de ser uma excelente opção para valorizar o colo da noiva, tanto em suas versões mais discretas quanto nas mais profundas.
Veja os dois vestidos de noivas clássicos deslumbrantes que selecionamos com esse tipo de decote.
Vestidos de noiva clássicos com tecido encorpado
Ao falar sobre vestidos de noiva clássicos, é impossível não pensar naquelas peças de tecido lustroso, mais encorpado e armado, como o famoso tafetá.
Esse tipo de tecido continua sendo muito procurado, apesar das tendências recentes que priorizam materiais mais leves.
Mas em um casamento clássico ou vintage sempre haverá espaço para um vestido de noiva confeccionado em um tecido nobre e encorpado, mesmo que ele seja repaginado ou acompanhado pelo tule, que cria um equilíbrio na peça.
Como o minimalismo está hoje no topo das tendências de moda para casamentos e tem a utilização de tecidos nobres e encorpados como uma de suas principais características, selecionamos dois modelos neste estilo para mostrar como este tipo de tecido é perfeito para vestidos de noiva clássicos.
Vestidos de noiva clássicos com cintura marcada
O caimento ao estilo princesa, citado anteriormente, precisa ser acompanhado por uma cintura bem marcada para cumprir a função de criar um look de conto de fadas.
A propósito, o clássico dos clássicos seria um vestido de noiva que contempla todos esses elementos: muita renda, cintura marcada, corpete justo e saia ampla.
Mas, se existem noivas que sonham com a reunião de todas essas características, também existem aquelas que gostam de inovar e misturar elementos clássicos com outros mais contemporâneos.
Veja os dois exemplos que selecionamos: o primeiro deles conta com todos os elementos citados acima, mas o segundo troca o caimento ao estilo princesa pelo sereia, tornando-se uma opção mais sensual. Ambos são clássicos, mas as propostas são bem diferentes.
Vestidos de noiva clássicos com mangas longas
Quando se associa o clássico à sofisticação, é impossível não mencionar as mangas longas.
Elas já não precisam se restringir a casamentos celebrados em épocas frias, já que agora são confeccionadas nos mais diversos materiais, inclusive os mais leves e frescos, como o tule.
Mas independentemente das novas versões, as mangas longas continuam sendo clássicas. Veja os modelos a seguir.
Vestido La Modelista
Vestidos de noiva clássicos com mangas curtas
As mangas curtas também são muito utilizadas em vestidos de noiva clássicos por conta de sua versatilidade e permanência no mundo dos casamentos desde sempre.
Elas são as preferidas das noivas que não querem deixar os ombros à mostra e não apreciam as mangas longas.
Associadas ao decote em V, como ocorre nos modelos a seguir, elas podem alongar a silhueta da noiva e tornar o traje mais elegante.
Vestidos de noiva clássicos com decote ombro a ombro
Já para as noivas que acham lindos os modelos que deixam os ombros à mostra, o decote ombro a ombro é uma das melhores opções.
Ele fez sucesso nos anos 1970 e continuou em alta nos vestidos de noiva desde então, tornando-se um clássico.
A grande diferença é que agora esse detalhe aparece de uma forma mais suave, sem elásticos ou mangas bufantes volumosas como antes.
Além de clássico, o ombro a ombro é muito versátil, combinando com casamentos celebrados durante o dia ou à noite, e em locais fechados ou abertos.
Veja abaixo as opções que selecionamos.
Vestidos de noiva clássicos lisos
Já falamos muito deles aqui no blog. São os famosos vestidos de noiva minimalistas, que conseguiram a proeza de serem, ao mesmo tempo, clássicos e modernos.
Não há como ignorar que eles têm sido os preferidos da realeza desde o casamento de Meghan Markle com o príncipe Harry e que não há previsão de abandono desta tendência.
Vestidos de noiva sem nenhuma aplicação ou bordado ganham um toque “chic simples”, que nunca sai de moda. Temos, portanto, mais um exemplo de característica que pode estar presente em vestidos de noiva clássicos.
Veja os exemplos deslumbrantes que escolhemos: os dois tipos de decotes que acompanham o tecido liso fazem toda a diferença.
Ao longo deste artigo, mostramos alguns dos nossos modelos preferidos de vestidos de noiva clássico da Internovias e da La Modelista. Quer conferir diversas outras opções e fazer sua própria lista de favoritos? Acesse nossa galeria!